Hiperhidrose
Será que suar demais é normal?
O suor é normalmente uma condição natural do nosso corpo para controle da temperatura, mas uma parte da população sofre deste transtorno de modo excessivo e de forma independente da situação climática.
Nestes casos, as glândulas sudoríparas de determinadas regiões do corpo agem de forma exagerada gerando um constrangimento progressivo e diário.
Esse fenômeno pode ter início já na infância, mas geralmente se intensifica na adolescência e inicio da vida adulta.
A Hiperidrose (suor excessivo) pode ser uma condição primária ou secundária.
Nos casos de Hiperidrose primária, pode ser notada a existência de casos familiares semelhantes (mesmo que em intensidades diferentes), geralmente com apresentação em algum local específico do corpo. Normalmente os pacientes relatam incomodo exagerado nas axilas ou eventualmente nas mãos, pés ou face / couro cabeludo.
Pode existir uma combinação destes locais em intensidades semelhantes ou graus diferentes, mas o que realmente caracteriza o problema é o volume de suor excessivo de forma localizada, gerando um incomodo social importante e de forma independente do clima, estação do ano ou até mesmo da atividade diária.
Os pacientes podem apresentar o suor excessivo em situações do dia a dia como ler, assistir a um filme, ou até mesmo durante o sono. Esses sintomas tornam-se muito mais intensos de acordo com o stress do dia a dia, gerando ansiedade e intenso receio em relação à exposição pessoal.
A Hiperidrose nas palmas das mãos, por exemplo, pode atrapalhar a criança desde a sua vida escolar ao dificultar o manejo com papel, dificuldade de manuseio de aparelhos eletrônicos ou até mesmo gerar afastamento social pelo receio de exposição e percepção das outras pessoas sobre o problema.
Na vida adulta, o suor excessivo nas mãos pode ser um fator complicador nas relações de trabalho, aumentando em muito a incidência de transtornos de ansiedade generalizada devido a dificuldade de controle do suor localizado.
A Hiperidrose axilar é talvez o local mais comum de queixa na população brasileira, geralmente agravando-se na adolescência e vida adulta, levando o paciente a uma rotina extenuante de escolha de tecidos mais apropriados ou até mesmo roupas com cores especificas que possam tentar esconder o problema.
A restrição à escolha de determinadas roupas, camisas ou vestidos por conta do suor excessivo pode dificultar muito o dia a dia do paciente. Em alguns casos extremos, alguns pacientes chegam a utilizar até mesmo absorventes nas axilas para tentar compensar o transtorno, chegando a ser necessário a troca frequente de camisas durante o dia.
A utilização excessiva de antitranspirantes é outra característica marcante desde grupo de pacientes com hiperidrose primária axilar, podendo levar ao amarelamento precoce de roupas brancas ou até mesmo ao desgaste das cores do vestuário nas axilas.
A Hiperidrose crânio facial é caracterizada pelo suor excessivo e localizado no rosto, podendo incluir ou não o couro cabeludo. Esta condição eventualmente pode surgir em pacientes mais velhos, sendo mais incidente nas mulheres. O suor excessivo crânio facial pode atrapalhar, mas em especial o dia a dia das mulheres principalmente no que diz respeito à manutenção e escolha de produtos a serem utilizados para maquiagem ou até mesmo na manutenção de um possivel penteado para um evento social.
Neste grupo de pacientes podemos notar também a presença do rubor (vermelhidão) facial que pode acontecer de forma isolada ou associada ao suor excessivo. O rubor facial normalmente acontece nas situações inusitadas ou stress, ansiedade em relação à exposição pessoal a um grupo social. O rubor facial pode ser incontrolável e os pacientes apresentam a sensação de vulnerabilidade emocional diante do acontecimento, caracterizando assim o problema.
Diversas formas de tratamento paliativo estão disponíveis aos pacientes para alívio dos transtornos decorrentes da Hiperidrose localizada.
Como tratamento definitivo, a cirurgia de simpatectomia torácica se apresenta como uma alternativa interessante para solução do suor essencial, devendo ser avaliada criteriosamente por um especialista na área para correta indicação.
A interrupção do suor localizado pode ser percebida imediatamente após a realização da simpatectomia, com comprovada melhora na qualidade de vida e satisfação pessoal.
Ficou com mais alguma duvida? Entre em contato que terei prazer em responder.